Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer

educacao_adj@ita.sc.gov.br

Rua Principal da Vila Gerasul

CEP 89760-000

A Secretaria Municipal de Educação de Itá situa-se na Vila Gerasul e conta com uma ampla rede de profissionais para entregar um ensino de alta qualidade aos alunos Itaenses. A estrutura educacional atendida pelo município conta com creche, centro de educação infantil e colégio de ensino fundamental e médio.

Creche Municipal Alecir Trevisol

Tel: 3458 1971

e-mail: ceialecirtrevisol@gmail.com

A Creche Municipal Alecir Trevisol, está situada na Rua Jacuí – 210  na Vila Gerasul.  Foi fundada no dia 15 de outubro de 2013, iniciando os atendimentos apenas com as turmas dos Maternais. No  ano seguinte, o atendimento foi estendido também aos berçários.

A Creche Tio Ale atende cerca de 100 crianças na faixa etária de 6 meses a 3 anos, divididas nos  períodos matutino, vespertino e integral. A equipe é formada por cerca de 40 profissionais, entre professores, auxiliares, estagiários, merendeiras e serventes.

A prática pedagógica na creche é realizada através de projetos, onde as crianças aprendem brincando.  O carinho, o cuidado, a atenção, a dedicação e principalmente o amor são os princípios para o trabalho desenvolvido na creche, pois o bem estar das crianças é primordial em todos os momentos.

Centro de Educação Infantil Cantinho da Pedrita

(49) 3458-1620

O Centro de Educação Infantil Cantinho da Pedrita está situado na Rua  Principal na Vila Gerasul e atende crianças de 03 a 06 anos. Atualmente possui 14 turmas de JI, JII e JIII, sendo 03 turmas em período integral atendendo 170 alunos.

O Cantinho da Pedrita possui apostila planejada e organizada por todos os profissionais da educação, professores e direção, abrangendo uma proposta muito bem elaborada. Essa proposta oferece ferramentas para que a criança apresente um desenvolvimento crítico e criativo, favorecendo atividades que propiciem o exercício do raciocínio na qual o aluno constrói o conhecimento através de ações efetivas e mentais, buscando um equilíbrio entre elas. Para isso, o método prioriza o brincar nessa fase, pois faz parte da essência da criança, na qual ela elabora suas representações desenvolvendo sua identidade, atenção, imitação, memória, criatividade, ideia de regra, autonomia entre outros.

Os professores do Cantinho da Pedrita são os grandes agentes no processo educacional, responsáveis pelo sucesso na aprendizagem dos alunos, pois são profissionais dinâmicos e trazem para as crianças um caráter reflexivo e multidisciplinar, para que os saberes sejam repletos de sentido e significado na delas. São eles que visam a totalidade dos conhecimentos e fazem um ensino de qualidade.

EMEB VALENTIN BERNARDI

Fone: 3458-2061

E-mail: colegiovalentin@yahoo.com.br

A Escola Valentin Bernardi atende alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio.

Número de professores: 54

Número de alunos: aproximadamente 626

A escola denomina-se Valentin Bernardi em homenagem a um pioneiro de Itá (Valentin Bernardi), que foi um líder comunitário, defensor dos interesses e bem estar da comunidade itaense.

A escola procura manter sua qualidade de ensino, baseada numa proposta de qualidade, a fim de continuarmos engrandecendo a educação de nosso município e preparando nosso educando para ser cidadão crítico que saiba pensar coletivamente e ser capaz de decidir com responsabilidade e comprometimento seus atos.

A escola é destaque no município e na região, por atingir bons índices na Provinha Brasil, no SAGE (Sistema de Avaliação Global Expoente), nas Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática, no ENEM e nos vestibulares.

Baseando-se na proposta do Expoente, o município oferece aos alunos um material bem elaborado que atende plenamente as necessidades de aprendizagem dos mesmos.