Prefeitura contrata fonoaudióloga para atender demanda

Saúde 15.05 10h00 - Após mais de dois anos, Secretaria da Saúde conta novamente com profissional na área

A administração municipal de Itá, através da Secretaria de Saúde, volta a dar ênfase ao atendimento fonoaudiológico no âmbito ambulatorial e escolar. Após mais de dois anos sem profissional na área, desde o mês de abril o município oferece o serviço para a população, após contratar a fonoaudióloga Camila Pavin.

O objetivo é sanar os atendimentos que estavam sendo direcionados para fora do município e melhorar o suporte das famílias que necessitam de acompanhamento toda a semana. “Em um mês de atendimento fonoaudiológico direcionamos 28 atendimentos de crianças que necessitam de acompanhamento semanal devido à dificuldade de linguagem oral, aprendizagem, audição, problemas odontológicos relacionados, atenção e memória”, destaca a fonoaudióloga.

“A fonoaudiologia no sistema de saúde prioriza atividades preventivas para minimizar problemas futuros, logo vamos iniciar o projeto “Ouve Bem nas Escolas”, com intuito de atender a todas as crianças de três meses a cinco anos, prevenindo problemas auditivos e de linguagem”, revela Camila. Destacando que o programa vai abranger mais de 200 crianças.

A Secretária de Saúde, Joice Sartoretto Zotti, observa que está sendo viabilizado a compra do equipamento para o “Teste da Orelhinha”. “Além de aprimorarmos as avaliações escolares, vamos ofertar aos recém nascidos o Teste da Orelhinha e o Teste da Linguinha que atualmente precisam ser feitos em outros lugares e são exames obrigatórios. Assim, vamos assegurar a saúde auditiva de todas as crianças nascidas de Itá”, explica a Secretária.

O setor de fonoaudiologia atende a demanda de problemas auditivos em crianças, adolescentes e idosos, problemas relacionados a atrasos e distúrbios de linguagem, gagueira, distúrbios de comportamento, transtorno e déficit de atenção e hiperatividade, troca de letras na leitura e na escrita, entre outros.

“Estamos trabalhando para que os itaenses tenham os atendimentos necessários para melhorar a qualidade de vida em todas as fases da vida”, finaliza Joice.

Tags:

Saúde.