Secretaria de Agricultura monitora rebanhos

Agricultura 03.08 15h30 - Parceria com o IFC – Concórdia possibilita maior segurança aos rebanhos do município

Dentre os sistemas de produção animal, a bovinocultura de leite é uma das atividades de maior destaque da agricultura itaense. Na última terça-feira, dia 01, alunos do curso de veterinária do IFC – Concórdia estiveram em Itá para participar de uma aula prática em uma propriedade do município.

“Na ocasião tivemos um caso de mortalidade de uma Vaca de Leite por causa desconhecida, o proprietário Claudecir Stenzler, entrou em contato com o médico veterinário da Secretaria de Agricultura de Itá, Renato dos Santos, relatando o fato. Mediante a situação foi feito o contato com Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia, para a realização da necropsia e coleta de material”, explica o diretor de agricultura, Samuel Biondo.

A parceria entre a Secretaria de Agricultura de Itá com o Laboratório de Patologia Veterinária do IFC – Concórdia é fundamental, o que soma o conhecimento da teoria à prática, agregando valor para a agricultura. “As necropsias são feitas em animais com causa de morte desconhecida, para que se possa definir o diagnóstico e seguir com ações preventivas e curativas no intuito de solucionar o problema em questão, que pode envolver um ou mais animais dentro do rebanho e eliminando-se as hipóteses de doenças que direta ou indiretamente põem em risco a saúde publica”, explica o médico veterinário Renato dos Santos.

O Diretor de Agricultura Samuel Biondo acompanhou a turma na propriedade, "O laudo deve sair em breve para confirmar a causa da morte do animal, este que é de extrema importância tanto para o produtor quanto para o município, uma vez que a preocupação é no sentido de prevenirmos possíveis futuras doenças. A Secretaria de Agricultura agradece a toda equipe do laboratório de Patologia Veterinária pelo auxilio e disponibilidade”.