Saúde de Itá zera filas de cirurgia de catarata

Saúde 07.08 10h00 - Nesta semana pacientes de Itá, que aguardavam na fila, irão fazer a cirurgia

Um dos objetivos da Secretaria Municipal de Saúde de Itá é reduzir ao máximo a fila de espera de cirurgias. Em alguns casos, inclusive, a intenção é zerar o número de pacientes que esperam algum procedimento cirúrgico, esse é o caso de quem precisa de uma cirurgia de catarata.

Nesta semana, os pacientes de Itá irão passar por essas cirurgias que estão sendo fornecidas de forma gratuita pelo município de Itá. Os procedimentos serão realizados no Hospital dos Olhos pela Clínica Bonfante, de Chapecó. Após as cirurgias, os pacientes também terão acompanhamento pós-operatório. Até então esses procedimentos eram realizados em Florianópolis, o que causava transtorno e desconforto para os pacientes.

“Alguns desses pacientes aguardam desde 2015 esse procedimento que agora a Secretaria de Saúde está disponibilizando. Um dos nossos grandes objetivos é diminuir todas as filas de cirurgias. A fila de catarata será zerada até o final desse ano, assim como outros casos. Mesmo com dificuldades nos sistemas novos que estão sendo exigidos pelo Governo Estadual e Federal, a saúde de Itá vem se destacando”, explica a Secretária de Saúde, Joice Sartoretto Zotti.

“Temos recebido grande incentivo do prefeito Jairo e do vice Domingos para que possamos dar maior atenção à saúde da população itaense, e o interesse e dedicação da equipe da saúde faz toda a diferença,” destaca Joice.

Apesar de ser uma cirurgia rápida e simples, os benefícios para os pacientes com catarata são muito importantes. Joice destaca que as cirurgias de catarata para estes pacientes serão pagas com recurso próprio. O custo médio de cada cirurgia varia entre R$ 6 mil a R$ 10 mil nas clínicas particulares. “Se cada paciente fosse pagar o procedimento seriam gastos até R$ 100 mil ao todo e agora estas famílias poderão investir este dinheiro lá nas suas casas, beneficiando suas famílias e melhorando suas vidas”, ressalta a Secretária Joice.

O prefeito de Itá, Jairo Sartoretto, destaca os investimentos no setor. “Investimos 23% do nosso orçamento só na saúde dos itaenses, e realizamos várias atividades que antes não eram feitas. Uma é exatamente a redução nas filas de espera e em breve, teremos mais novidades principalmente na área de projetos”.

Tags:

Saúde.