Creche Tio Ale está com aulas suspensas nesta quarta-feira

Educação 12.09 13h15 - Cinco casos da doença mão-pé-boca foram diagnosticados em crianças do educandário

Pelo menos cinco casos da doença mão-pé-boca foram diagnosticados em crianças que frequentam a Creche Tio Alecir Trevisol, no município de Itá. Diante do fato, a Secretaria Municipal de Educação informa que estão canceladas as aulas no educandário nesta quarta-feira, dia 13.

“Nesta quarta-feira a Creche Tio Ale, como é conhecida, vai passar por uma desinfecção e uma limpeza geral, por isso não haverá aula. A medida é necessária para que outras crianças não peguem essa doença”, explica a Secretária Municipal de Educação, Mara Caon.

“Na quinta-feira as aulas voltam ao normal, mas ainda pedimos que, se possível, os pais segurem os filhos em casa durante toda a semana”, orienta ela.

A doença mão-pé-boca é contagiosa e transmitida por vírus, chamado de vírus cosxackie. A síndrome leva esse nome, pois a sua característica é a presença de feridas avermelhadas na planta dos pés, mãos e interior da garganta. Os primeiros sintomas são febre de 38 a 39 graus e dores de garganta. Após dois dias, aparecem lesões na região dos pés e das mãos.

“Os pais que notarem esses sintomas em seus filhos devem procurar imediatamente o tratamento médico”, pontua a Secretária. Após a melhora, a criança adquire imunidade a esse vírus não sendo contaminada novamente.

Apesar de também ocorrer em adultos, o problema é mais comum em crianças de até 05 anos.

*Imagem Ilustrativa