Outubro Rosa concentra centenas de atendimentos

Saúde 31.10 14h22 - Secretaria de Saúde organizou atividades diferenciadas no mês dedicado às mulheres

O mês de outubro termina com centenas de atendimentos, orientações e palestras que tiveram o objetivo de prevenir e de chamar a atenção sobre várias situações que dizem respeito à saúde da mulher, em especial o câncer de mama, principalmente sobre a importância do diagnóstico precoce.

Em Itá, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o “Outubro Rosa” contou com 15 dias de atendimento especial para as mulheres itaenses. “Colocamos médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionista e assistente social à disposição delas. Cada mulher pôde escolher o profissional que queria, através de um cronograma de atendimento”, observa a Secretária Municipal de Saúde, Joice Sartoretto Zotti.

A Secretaria também realizou o “Sábado Rosa”, nas comunidades de Adolfo Konder e Santa Cruz, um evento que contou com palestras sobre saúde da mulher, atividade física, bingo, sorteio de prêmios e coffe break. “Em um trabalho conjunto de nossas equipes, nas duas comunidades reunimos um grande número de mulheres para uma tarde de atividades exclusivas para elas, com muita informação e descontração. Foi um evento preparado com muito carinho por toda equipe da Saúde para as mulheres itaenses”, observa Joice Sartoretto Zotti.

Atendimento o ano todo

Apesar do mês de outubro ser de conscientização em torno dessa doença, Joice lembra que durante todo o ano a Secretaria desenvolve ações para prevenir ou diagnosticar precocemente o câncer de mama. “A Secretaria de Saúde de Itá oferece diariamente o preventivo e o exame de mama, pois se detectado em fases iniciais, aumenta as chances de cura”, pontua ela.

Novembro Azul

Agora a Secretaria de Saúde de Itá programa as atividades referentes ao “Novembro Azul”, uma campanha de conscientização dirigida em especial aos homens, das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante a última quinzena de novembro haverá um calendário especial de atendimento com vários profissionais no Posto de Saúde Central, além de uma parada de conscientização que será realizada na avenida central no dia 01 de Novembro.