Avenida Tancredo Neves será revitalizada

Geral 27.12 16h15 - Projeto é do ano de 2015 e prevê a retirada de árvores da espécie Fícus

Nesta semana começaram as obras de revitalização da Avenida Tancredo Neves (em frente ao Clube Cruzeiro) com a retirada dos Fícus. Na sequência o Projeto Paisagístico de Canteiro Central prevê a implantação de quatro estares com pergolado, faixa elevada de travessia de pedestres em áreas públicas, circulação interna ao canteiro e paisagismo.

Toda e qualquer vegetação é importante ao meio ambiente, pois além da sombra, contribui com a oxigenação do ar, com o consumo do gás carbônico, com o meio zoofaunístico (especialmente a avifauna), com a umidificação do solo, com a manutenção dos mananciais, entre outros. Contudo, a remoção dos Fícus da Avenida Tancredo Neves, de acordo com o setor de engenharia da Prefeitura de Itá, se faz necessária considerando que, entre outros motivos, o Fícus se desenvolve rápido e vigorosamente com grande concentração de raízes superficiais prejudicando as calçadas, calçamentos e ou piso asfáltico, causando desconforto, bem como prejuízo aos cofres públicos.

Outro problema causado pela espécie é que com sua capacidade radicular, penetra nas tubulações, provocando enovelamento rápido e entupimentos com o consequente estrangulamento dos sistema pluvial, inclusive com rachaduras da tubulação.

Além disso, o Fícus, durante a sua transpiração foliar (fotossíntese) produz uma espécie de gordura (resina grudenta) nas folhas atraindo insetos, ácaros (cochonilhas) e outros grupos animais que, em regra geral, acabam sendo indesejáveis ao convívio humano.