Saúde bucal recebe atenção especial em Itá

Saúde 29.05 08h15 - Prefeitura de Itá zera fila de espera para prótese dentária

Depois de zerar as filas para cirurgias de joelho e ombro, bem como encaminhar todos os procedimentos voltados à visão, como as cirurgias de cataratas, pterígio ou crosslinking, a Secretaria de Saúde de Itá agora zerou também a fila para próteses dentárias.

A Prefeitura de Itá, através da Secretária de Saúde, vem desenvolvendo um trabalho diferenciado, buscando atender da melhor forma possível as necessidades dos munícipes nessa área. Um setor que vem recebendo atenção especial é a saúde bucal, onde atua na prevenção e orientação, realizando várias atividades nas escolas de rede municipal e estadual de ensino.

Outra frente que recebe um enorme apoio é a concessão de prótese dentária, programa este que é desenvolvido pela secretaria ao longo dos últimos anos. Atualmente 40 pessoas estão em atendimento e outras 30 serão contempladas na sequência. “Atendendo esses itaenses, vamos estar com a fila zerada, tendo 100% das pessoas que procuraram o serviço, atendidas”, destaca o Secretário de Saúde, Darci Kolakowski.

 “Se alguém necessita de próteses dentárias, pode procurar a Secretária de Saúde para uma avaliação”, acrescenta o Secretário.

Desde 2017, quase 400 próteses foram entregues beneficiando centenas de itaenses, só em 2018 já são 120. A Prefeitura de Itá investe cerca de R$ 10 mil todos os meses nesse programa, e não há custo nenhum para os pacientes.

“Neste ano de 2018 já foram realizados muitas ações buscando contemplar a população com próteses, seja ela total, parcial ou ate mesmo as duas próteses por pessoa com um investimento do município de media de 283,00 por prótese”, ressalta Darci Kolakowski.

A Secretaria de Saúde de Itá, com estas ações objetiva além de melhorar a qualidade de vida do povo do município, aperfeiçoar a mastigação e consequentemente uma melhora no processo digestivo das pessoas, além de contribuir para a evolução da auto-estima da população, através destas ações de políticas públicas na área da saúde.

 

Investimentos na Saúde

O Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto, destaca os investimentos na área da saúde. A prefeitura de Itá fechou 2017 com investimentos que ultrapassaram R$ 8 milhões no setor, o que representa quase 23% da receita do município, enquanto o mínimo exigido por lei é de 15%.

“A Saúde sempre será uma prioridade. Investimos muito nessa área para garantir bons resultados para quem procura o atendimento em nosso município”, pontua o Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto.