Inscrições abertas para o V Seminário Regional de Arquitetura e I Seminário de Engenharia

Geral 06.07 07h30 - Evento contará com concurso que elegerá melhor projeto de um ponto turístico para Itá

De 31 de agosto a 02 de setembro, Itá realiza o V Seminário Regional de Arquitetura e I Seminário Regional de Engenharia. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da EGEM (Escola de Gestão Pública Municipal), no endereço www.egem.org.br.

O evento é voltado a profissionais e estudantes de arquitetura e engenharia, comunidade acadêmica e demais interessados. As inscrições vão até 22 de agosto e tem o custo de R$ 40,00.

Uma das novidades desse ano é o lançamento de um concurso em formato de “Concurso de Ideias” para selecionar as melhores propostas de projetos, que apresentem soluções criativas e inovadoras para revitalização do “Morro Caracol”, um dos pontos turísticos do município. De acordo com a engenheira da Prefeitura de Itá e coordenadora do Seminário, Marta Sartoretto, o objetivo é ter novas ideias para o desenvolvimento turístico e sustentável do local, que recentemente passou a ser propriedade do município. O vencedor do concurso receberá o prêmio de R$ 5 mil

“Outra novidade será a visita interna na usina na sexta à tarde, já que nos outros anos a mesma era feita só externamente, por isso o número de participantes será apenas de 20 pessoas, essas deverão se inscrever no site da EGEM e após mandar confirmação para o email engenharia@ita.sc.gov.br, até o preenchimento das vagas”, explica Marta.

A organização do evento é da Associação Cultural Itá, com o apoio da Prefeitura de Itá, FECAM, EGEM e AECOM (Associação de Arquitetos e Engenheiros de Concórdia e Microrregião).

 

Programação

As palestras, que serão realizadas no Clube Cruzeiro, estão com nível excelente. Na sexta a noite, dia 31 de agosto, além do lançamento do concurso, haverá apresentação do teatro “Contos e Trajetórias de um Povo”, que conta a história de Itá, também terá apresentação do grupo “Stella Di Pietra” e palestra com o empresário Jaime Bonatto, que contará os desafios enfrentados na realocação da cidade de Itá.

No sábado, dia 01 de setembro, o enfoque será Patrimônio com o tema “Arquitetura  Vernacular da Itália ao Brasil”, Novas Tecnologias com o tema “Novas Tecnologias: Cidades Inteligentes”, Mobilidade Urbana com o tema “Mobilidade Urbana: Desafio de Planejamento” e Sustentabilidade com o tema “O Projeto com Base na Performance Para Edificações Sustentáveis”, todas com profissionais renomados e com larga experiência na área.  

“No domingo de manhã, haverá uma visita guiada ao Morro do Caracol, bem como aos demais pontos turísticos do município, com acompanhamento de técnicos do município que darão os esclarecimentos necessários”, acrescenta a coordenadora do Seminário Marta Sartoretto.