Município de Itá

Energia solar para os prédios públicos de Itá

Administração 01.08 10h15 - Prefeitura encaminha projeto para tornar prédios públicos auto-suficientes em energia

No mês de julho o prefeito de Itá, Jairo Luiz Sartoretto, esteve em Florianópolis para dar inicio a um projeto inovador. A intenção da Prefeitura é transformar todos os prédios públicos do município auto-suficientes em energia, através da energia solar.

De acordo com Jairo Sartoretto, os trabalhos estão no início e agora será elaborado um projeto para ser submetido no próximo edital de chamada pública da CELESC/ANEEL para obtenção de recursos. “Encomendamos um projeto de energia solar para todos os prédios públicos, por exemplo, nas escolas, no prédio da prefeitura entre outros. Dessa forma o município de Itá, em aproximadamente quatro anos, não terá mais custo com energia elétrica. Isso vai gerar economia fazendo com que a administração possa aplicar esse recurso na saúde, na agricultura e em outras atividades do município”, destaca ele.

“Isso é uma visão que temos do futuro para que cada vez mais possamos economizar os recursos públicos para fazer investimentos em nossa cidade”, completa ele.

Esse projeto precisa ser elaborado para após passar pelas aprovações necessárias para depois ser executado.

Energia solar

A energia solar é aquela proveniente do Sol. Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltaicas, e transformada em energia elétrica. A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.