Obras por toda a cidade movimentam a economia de Itá

Obras 11.09 10h00 Prefeitura trabalha em várias frentes para o desenvolvimento do município

Um canteiro de obras, assim pode ser definido o atual momento que a cidade de Itá passa. Um conjunto de projetos, ações e obras encabeçado pela Prefeitura de Itá vem movimentando a economia e projetando a cidade para o futuro.

Um dos símbolos da cidade, a Praça Central Dr. Aldo Ivo Stumpf, é um exemplo disso e está passando por uma grande transformação.  As obras já estão em andamento e nesta primeira parte está sendo realizada a reforma da concha acústica, a reforma dos quiosques, a troca do piso da parte alta, a instalação de rede de energia elétrica subterrânea, a instalação de novos bancos e um novo projeto paisagístico.

A segunda etapa da obra é uma nova e moderna iluminação e a terceira e última etapa é a instalação da cobertura. “Com a Praça pronta, vamos ter um lugar para a realização de diversas atividades e eventos. A cobertura vai gerar economia aos cofres públicos, pois a Prefeitura não precisará mais contratar cobertura provisória para determinados eventos. Todos esses investimentos são recursos que fomos buscar de emendas, do Governo Estadual e do Governo Federal”, observa o Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto.

O Belvedere Dona Roma é outro ponto que passa por melhorias. Com as obras quase finalizadas, o local recebeu R$ 192 mil em investimentos com recursos do Ministério do Turismo e foram construídos pórticos e bancos com floreira, reforma do piso e melhorias na iluminação. Já a revitalização da Avenida Tancredo Neves (em frente ao Clube Cruzeiro) já está concluída e contou com melhorias no Canteiro Central, implantação de quatro estares com pergolado, faixa elevada de travessia de pedestres em áreas públicas, paisagismo e uma nova iluminação.

Falando em iluminação, Itá terá em breve toda a iluminação pública modernizada. É mais um investimento que a Prefeitura está fazendo para melhorar a vida dos itaenses. “Seremos um dos dois únicos municípios de Santa Catarina a ter 100% da iluminação pública em LED, isso também vai gerar economia do dinheiro público e também cada morador vai pagar bem menos de Cosip quando todo o novo sistema estiver funcionando”, explica o Prefeito Jairo.

Ainda relacionado a energia, a Prefeitura de Itá encaminhou no mês passado um projeto inédito que tem a intenção de instalar energia solar em todos os prédios públicos do município. “Estamos trabalhando em várias frentes que vão colocar Itá em outro patamar. São projetos que também visam a economia do dinheiro público, isso vai aumentar nossa capacidade de fazer investimentos, por exemplo, na saúde, na educação e nas demais atividades da administração”, completa o Prefeito.

Outras várias ações estão sendo realizadas pela cidade, como Operação Tapa Buraco, ajardinamento e melhorias na rede de esgoto, como recentemente foi feito no Bairro Natureza, próximo ao Clube Ariquetá e Posto de Saúde, aonde um problema antigo da rede de esgoto foi resolvido.

Interior recebe atenção

Melhorias em redes de abastecimento de água também foram realizadas recentemente. Em Linha Jucão, por exemplo, a Prefeitura de Itá auxiliou com grande parte da infraestrutura da rede de água para aquela comunidade. Foram 1300 metros de encanamentos que já beneficiam dezenas de famílias.

A Prefeitura também trabalha constantemente na melhoria das estradas do interior e também nas terraplanagens aos agricultores para o desenvolvimento do agronegócio. Só para se ter uma ideia, desde o ano passado já foram realizadas 30 grandes terraplanagens para a construção de aviários, granjas de suínos, estrebarias, esterqueiras e cisternas.

“A agricultura é uma de nossas prioridades. Investimos bastante nesse setor para contribuir com os nossos agricultores. Em um ano e meio, por exemplo, já fizemos dezenas de terraplanagens, essa parceria desenvolve nossa agricultura e consequentemente o município de Itá”, enfatiza o Prefeito Jairo. Em breve, um novo trator de esteira, que está em licitação, também estará disponível para auxiliar nos trabalhos do interior.