Mais de 7 mil pacientes transportados pela Saúde de Itá

Saúde 05.10 15h15 - Administração Municipal auxilia itaenses que precisam se deslocar a outras cidades

A Prefeitura de Itá vem priorizando e investindo na saúde do município. Uma das ações que merece destaque é o transporte de pacientes para atendimento em outras cidades. Diariamente a frota de veículos da saúde ou serviços terceirizados se deslocam pelas estradas da região, transportando os itaenses, a fim de garantir o melhor tratamento para os pacientes.

Desde o início deste ano até o mês de setembro, já foram transportados 7.249 pessoas, ou seja, mais que toda população do município, num total de 1.685 viagens para diversos destinos. O total de quilômetros percorridos neste período foi de 7.692.060 quilômetros, (contando a soma da quilometragem feita por cada usuário que utilizou o transporte).

Os locais que mais pacientes se deslocaram foram na região, como Concórdia com 617 viagens e 2.336 pacientes e Chapecó com 500 viagens e 4.035 pacientes transportados. Porém destinos mais distantes também tiveram grande deslocamento, como Penha-SC com 38 viagens e 142 pessoas transportadas e Florianópolis com 35 viagens e 115 pacientes transportados.

Além de pacientes transportados por veículos do município e terceirizados, também mediante critérios, alguns casos são fornecidos passagens de ônibus, para o deslocamento dos pacientes aos grandes centros públicos de referência em tratamento especializado de saúde.

Os critérios para transportar pessoas para o tratamento de saúde são rigorosos, porém necessários, sendo disponibilizado este tipo de serviço exclusivamente para esta finalidade. Conforme orientações do setor de TFD (Tratamento Fora de Domicílio) da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente que necessita de transporte deve procurar o setor de agendamentos e então verificar a disponibilidade.

Atualmente o cronograma de roteiros é elaborado mediante a demanda dos agendamentos SUS, tendo estes como prioridade. Nos demais casos, como por exemplo, encaminhamentos com desconto ofertados aos pacientes por intermédio da Secretaria, bem como agendamentos particulares e/ou Planos de Saúde, a Secretaria disponibiliza vagas nos veículos que já estão pré-agendados, ou seja, dentro do cronograma existente.

Já para agendamentos fora do estado, o transporte é ofertado somete para atendimentos SUS. As vagas para acompanhante são concedidas obrigatoriamente para menores de idade e idosos acima de 60 anos. Nos demais casos são avaliadas e liberadas mediante condições clínicas e cognitivas dos pacientes em questão, bem como a modalidade de atendimento que este irá realizar.

No que diz respeito a busca de pacientes em domicílio, esta somete é realizada perante prescrição e justificativa médica. A Secretaria de Saúde ressalta a importância da utilização das vagas reservadas e relação as desistências, solicita a colaboração da sociedade em avisar com antecedência quando isto vier a ocorrer. A Secretaria também se coloca à disposição para eventuais dúvidas e demais esclarecimentos.