Prefeitura de Itá apresenta projeto de revitalização do Porto

Turismo 19.12 11h30 - Projeto prevê aterro de 75 mil metros cúbicos. Prefeitura já busca recursos

Uma obra audaciosa e que vai elevar Itá para um novo patamar no cenário do turismo catarinense. Assim pode ser definido o projeto de revitalização do Porto Náutico de Itá, que está projetado para se tornar um grande complexo para atividades náuticas, de lazer e comerciais nas margens do lago do Rio Uruguai.

O projeto contempla uma área de 29.200 metros quadrados com foco na sustentabilidade e ecologia. Também é previsto um espaço de show para 2000 pessoas, restaurante com píer flutuante para 400 pessoas, píer flutuante que possibilita o atendimento dos tripulantes das embarcações sem precisar desembarcar, decks para caminhadas e para bicicletas e ainda estacionamento para 250 veículos.

O projeto também prevê 75.000 metros cúbicos de aterro do lago. Essa é a primeira parte da obra e a Prefeitura de Itá já está em busca de recursos junto ao Ministério do Turismo. Recentemente o Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto, esteve reunido com o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, para formalizar o pedido de R$ 400 mil para o aterro. “A resposta foi positiva e agora estamos aguardando a liberação desses recursos para dar inicio a esse projeto. Já temos todas as licenças necessárias”, pontua o Prefeito Jairo.

O projeto prevê ainda que o município construa também os atracadouros para as embarcações. A intenção é que as demais obras, como o restaurante por exemplo, sejam repassadas para a iniciativa privada construir e explorar, através de processo licitatório.

“É um projeto que vai elevar o turismo de Itá e será possível através de uma parceria entre o município e a iniciativa privada. A Prefeitura deu os primeiros passos com a elaboração do projeto e com a busca dos recursos no Governo Federal para o aterramento que é necessário”, enfatiza Jairo Sartoretto.