Prefeitura conclui restauração das Torres da Igreja submersa

Obras 28.01 12h15 - Prefeitura de Itá investe na conservação do patrimônio histórico e cultural

As Torres da Igreja submersa, um dos principais símbolos históricos do município de Itá, passaram por uma restauração. A obra ficou pronta no final de 2018.

A restauração teve o objetivo de conservar esse marco da antiga cidade itaense, que foi inundada para dar lugar ao lago da Usina Hidrelétrica de Itá. “Esse é o nosso maior cartão postal. Pessoas de todo o Brasil e até de outros países vem para Itá para visitar as Torres da Igreja e é nosso dever preservar esse patrimônio histórico e cultural”, ressalta o Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto.

Foram realizados serviços de lavação da estrutura e telhado, lavação e pintura de floreiras, escadas e corrimões. Também foram realizadas melhorias no forro, troca de madeiras, troca de vidros e uma pintura geral.

 

História

A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, foi fundada em 1936 e a construção do prédio com as duas torres ocorreu no ano de 1956.

As Torres da Antiga Igreja Matriz São Pedro, são as únicas estruturas que ainda restaram da antiga cidade de Itá que foi totalmente submersa pela represa do Lago da Usina Hidrelétrica. Com elas, sobrevivem até hoje a história, a cultura, a fé e a coragem do povo itaense e é considerado o símbolo turístico do município, sendo um dos atrativos responsável por inserir Itá no cenário turístico brasileiro.