Mais de 40 cirurgias zeram e diminuem filas de espera em Itá

Saúde 29.04 09h40 - Secretaria de Saúde de Itá executa 42 cirurgias em menos de 30 dias

Um mutirão de cirurgias executadas pela Prefeitura de Itá, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem zerando e diminuindo a fila de espera de vários procedimentos. Nas últimas semanas foram realizadas 42 cirurgias e já tem dezenas de outras agendadas para os meses de maio e junho.

De acordo com o diretor geral da Secretaria de Saúde de Itá, Romeu de Oliveira, a fila para cirurgia de cataratas está novamente zerada no município. “Neste mês realizamos 18 cirurgias de cataratas e mais cinco pacientes estão com o procedimento marcado, assim vamos zerar novamente essa fila”, observa ele.

A fila para cirurgias de joelho de média complexidade também está diminuindo. Neste mês de abril mais 10 pacientes foram encaminhados ao Hospital de Penha, referência nesse tipo de procedimento. De acordo com Romeu, desde 2017 mais de 80 itaenses passaram por cirurgia de joelho. “Assumimos com uma fila grande, mas desde 2017 estamos dando atenção para essa questão e hoje poucos pacientes ainda aguardam pela cirurgia de joelho de média complexidade”.

Outra fila que estava reprimida era de pterígio (crescimento de tecido na córnea do olho). Neste último mês foram seis itaenses que passaram pelo procedimento, em Chapecó. De acordo com o diretor, nas próximas semanas mais cinco pacientes serão atendidos, zerando mais uma fila de espera.

Em Itá também esta sendo realizadas diversas cirurgias. O Hospital São Pedro vem executando procedimentos de médio porte e cirurgias vasculares. “Nas últimas semanas encaminhamos seis cirurgias para o Hospital São Pedro e já temos 10 pacientes encaminhamentos para o mês de maio e 11 pacientes para junho”, explica Romeu de Oliveira e finaliza:

“Todas essas cirurgias são custeadas praticamente com recursos próprios da prefeitura de Itá. O SUS repassa apenas 10%, os outros 90% são custeados através da Secretaria de Saúde. Isso demonstra que a saúde é uma das prioridades do município de Itá e assim quero agradecer o prefeito Jairo e o nosso prefeito em exercício Domingos, pelos investimentos na saúde e pela autonomia que nos dão e a toda a equipe da saúde que se dedica ao máximo para oferecer um atendimento de excelência para toda a população”.