Programa Porteira Adentro beneficia agricultores de Itá

Agricultura 08.07 08h30 - Serviços ajudam no desenvolvimento da agricultura do município

Abertura de estradas, cascalhamento, terraplanagens e limpezas, esses são alguns dos serviços que estão sendo realizados através do programa Porteira Adentro, que vem beneficiando os agricultores do município de Itá.

Os trabalhos são concentrados dentro das propriedades, auxiliando os produtores rurais do município e contribuindo com o desenvolvimento do setor agrícola. Para a execução e agilidade dos trabalhos, a Prefeitura de Itá montou duas equipes: uma para atender a região de Santa Cruz e outra para atender a região de Adolfo Konder.

Na propriedade de Marcos Schenkel, localizada na comunidade de Adolfo Konder, os trabalhos estão concentrados na construção de uma esterqueira comunitária e de uma estrada de acesso até o local. Esse empreendimento vai beneficiar vários produtores da região.

Também na propriedade de Vando Pottratz, em Linha Rio Branco, foi realizada uma abertura de estrada para escoamento de produção. “Esses trabalhos nos auxiliam bastante. Quem vive no interior e trabalha com a agricultura sabe das dificuldades e ter esse apoio é fundamental para nós”, disse ele.

Na propriedade de Moacir Giarolli, em Rio Branco, uma pequena terraplanagem foi realizada para a construção da moradia da família. “Temos esse incentivo que nos auxilia muito”, comenta ele. A Prefeitura de Itá tem regulamentado benefícios de horas máquinas para a agricultura.

Terraplanagens

Além de pequenos serviços realizados para os agricultores, a Prefeitura de Itá investe no incentivo para terraplanagens. Somente nos últimos dois anos foram feitas mais de trinta grandes terraplanagens para a construção de aviários, granjas de suínos, estrebarias, esterqueiras e cisternas.