Mais Saúde - Programa de prótese dentária melhora a qualidade de vida das pessoas

Saúde 23.08 11h00 - Só em 2019, 130 itaenses já foram atendidos. Investimento passa os R$ 60 mil

O Programa de fornecimento gratuito de próteses dentárias, desenvolvido pela Prefeitura de Itá, através da Secretaria Municipal de Saúde, atendeu neste ano mais de uma centena de pessoas. O objetivo deste programa é aperfeiçoar a mastigação e melhorar aspectos digestivos e estéticos dos usuários, contribuindo com a qualidade de vida e melhorando a auto-estima das pessoas.

Neste ano de 2019 foram 130 pessoas atendidas, sendo que mais 30 pessoas estão em atendimento, onde a prefeitura investe uma média de R$ 8 mil mensais, sem nenhum custo para os pacientes.

Segundo o Diretor de Saúde, Romeu de Oliveira, responsável pelo programa, para acessar este serviço, o usuário deverá comparecer na unidade básica de saúde. “Inicialmente deverá ser realizado uma avaliação pela equipe de odontologia e depois encaminhado ao setor de agendamento, onde será inserido numa lista de espera, até ser contemplado. Após a liberação da equipe de odontologia do município e iniciado o processo de confecção da prótese dentária. Serão necessários, em média, três estágios, incluindo serviços de moldagem, prova e ajuste final. Estas atividades são executadas por empresa contratada através de licitação e os recursos oriundos do governo federal”, explica Romeu.

Para o secretário de Saúde de Itá, Darci Antonio Kolakowski, as políticas públicas devem sempre estar voltadas para atender as demandas da população. “A contribuição deste programa vai muito além de possibilitar um sorriso no rosto das pessoas, pois contribui de várias formas para melhorar aspectos emocionais, digestivos e estéticos”, pontua ele

O prefeito em exercício, Domingos Rodrigues dos Santos, destaca que a Administração Municipal está realizando vários esforços para contribuir de forma diferenciada com as pessoas, especialmente na área da Saúde que é um compromisso prioritário. “Este programa é um exemplo, que com um investimento pequeno e o comprometimento de uma equipe séria, podemos chegar muito longe”, destaca.

*Imagem Ilustrativa/Internet