Prefeitura e Associação Cultural de Itá assinam doação de terreno

Administração 25.11 11h30 - Município passou área de terra para a construção de um moderno Centro Cultural

A prefeitura de Itá formalizou a doação de um terreno, localizado na entrada da cidade, para a Associação Cultural Itá. O Termo de Cessão de Uso foi assinado pelo Prefeito Municipal, Jairo Luiz Sartoretto e pelo Presidente da Associação Cultural Itá, Jaime Bonatto, no último dia 11 de novembro.

“A Prefeitura encaminhou o projeto para a Câmara de Vereadores de Itá, após a aprovação assinamos esse Termo e ficou definido como novo local um terreno com área de 5.110,00 m2.,  localizado na entrada da cidade onde antigamente  estava em atividade uma Indústria gráfica”, explica Jaime Bonatto.

O Prefeito Jairo Sartoretto destaca a importância da obra e do novo local. “Teremos um espaço moderno e amplo para abrigar as oficinas culturais e muitas outras atividades e eventos. O local também vai proporcionar melhor acesso e melhor condição de infraestrutura”.

Centro Cultural

A Associação Cultural Itá está em atividade no município há mais de cinco anos. Atualmente a entidade mantém, através de convênios, oficinas culturais de música, dança e teatro, cujas atividades são desenvolvidas na antiga casa de visitas da Eletrosul.  “Também está em fase final a aprovação do projeto para captação de recursos para ministrar aulas de Robótica, onde se pretende ministrar 3 horas aula por semana por um período de 10 meses”, revela Bonatto

A Associação tinha um projeto para construção do seu centro de cultura, que seria edificado num terreno que havia sido cedido pela Prefeitura Municipal, que está localizado na Rodovia SC 155, Bairro Lago Azul localizado ao lado do Aqua Parque, e os recursos no valor aproximado de R$ 5 milhões já tinham sido garantidos pela ENGIE através da Lei Rouanet.

“Como a aprovação do referido projeto dependia da Aprovação do Ministério da Cultura, na fase final do trâmite da aprovação este foi indeferido, cujo motivo alegado pelo Ministério foi a localização do terreno. Então começamos a conversar com a Prefeitura sobre um novo espaço”, conta o Presidente.

Agora com o Termo de Cessão de Uso assinado entre Prefeitura e Associação Cultural, será elaborado um novo Projeto através da empresa INCENTIVE de Florianópolis para a construção da sede do Centro de Cultura da Associação Cultural Itá e posteriormente será encaminhado ao Ministério da Cultura para aprovação.

A intenção, mesmo com a mudança de local, é manter os recursos já aprovados no projeto anterior na casa de R$ 5 milhões e tornar esta obra histórica realidade para o Município de Itá.