Os benefícios do Pilates na terceira idade

Assistência Social 10.01 08h30 - Prefeitura de Itá desenvolve projeto que atende 85 idosos gratuitamente

Não é de hoje que os idosos estão buscando manterem-se mais ativos e cuidar cada vez mais da saúde. E o método Pilates é um grande aliado para ajudar nessa fase da vida, os mantendo com uma vida saudável.

Porém, por mais saudável que se viva, os idosos convivem com um desgaste progressivo do corpo e por isso merecem um olhar diferenciado na prática de qualquer tipo de atividade física, inclusive no Pilates.

O que poucos sabem, é que muitos especialistas descrevem o Pilates como uma atividade perfeita para idosos, pois além de trazer diversos benefícios, é essencial que continue se exercitando. Isso porque a falta de cuidados e de prevenção podem trazer dores, insônia, dependência de terceiros; sem falar dos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, Parkinson e derrames cerebrais. O método Pilates para os idosos é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida, pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

Durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular, diminuindo assim o metabolismo e reduzindo a densidade óssea, tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, articulações e no coração. Atividades físicas para idosos são cruciais para manter tanto a saúde mental quanto a saúde física.

O Pilates trabalha principalmente corrigindo a postura, ativando a circulação e tencionando os músculos, através de exercícios de alongamentos, que estimulam o corpo a obter uma maior flexibilidade, recuperando articulações propensas a artrose e dores generalizadas.

Além disso, trabalha os músculos profundos, incluindo os que controlam o fluxo da urina e impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muito frequente nessa idade. Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como por exemplo, sentar e levantar, amarrar um tênis, dentre outros e o Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de serem realizadas.

O Município de Itá possui um olhar diferenciado para os idosos, onde são contemplados com esta atividade pelo Projeto Corpo e Mente em Ação: Pilates, patrocinado pela empresa Havan através da Lei de Incentivo ao Idoso. As aulas ocorrem em estúdio próprio localizado na Secretaria Municipal de Assistência Social, através da instrutora de Pilates Alessandra Martini.

Durante o ano de 2019 o Projeto contemplou 85 idosos, acima de 60 anos mediante atestado médico e avaliação física. Neste período foram realizadas diversas atividades, inclusive avaliações de flexibilidade através do instrumento Banco Wells, avaliações de força através do aparelho Dinamometria e de resistência através do exercício de agachamento. Os resultados são mais do que positivos, pois os números melhoraram expressivamente. Os índices de melhoria variam entre 2% a 14% desde a avaliação inicial, obtendo uma média geral de 7% a mais em flexibilidade, força e resistência.

“A Administração Municipal, a Secretaria Municipal de Assistência Social terminam o ano com sentimento de dever cumprido, sendo que o projeto continua no ano de 2020. As inscrições serão realizadas na própria Secretaria entre os dias 27 e 31 de Janeiro, e as aulas terão início previsto para Fevereiro de 2020”, observa a instrutora, Alessandra Martini.