Energia solar vai atender demanda dos prédios públicos de Itá

Administração 10.01 08h40 - Projeto vai gerar economia de R$ 145 mil/ano nas faturas de energia elétrica

Em breve Itá terá a iluminação pública 100% em LED. Fruto de dois projetos da Prefeitura de Itá, com recursos do Programa de Eficiência Energética da Celesc/Aneel, está sendo investido mais de R$ 1,3 milhão na modernização da iluminação pública da cidade e do interior, tornando Itá um dos primeiros e únicos municípios de Santa Catarina com esse status.

Agora a Prefeitura de Itá anuncia o projeto “Cidade+Eficiente - Itá”, que tem como objetivo a eficientização de 24 prédios públicos do município. Prevê a substituição de 486 lâmpadas fluorescentes compactas, 1.041 lâmpadas fluorescentes tubulares e 35 lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, mais eficientes. Prevê ainda a instalação de dois sistemas de geração fotovoltaica de energia elétrica de 75,24 kWp. Ao final do projeto, o município irá economizar, aproximadamente, R$ 145.000,00 por ano nas faturas de energia elétrica.

Um dos sistemas de geração de energia solar será instalado no telhado da Escola Municipal Valentin Bernardi e o outro no telhado na Creche Tio Ale. O projeto técnico está sendo finalizado para depois ir para licitação. A previsão é que o sistema seja instalado no primeiro semestre de 2020.

O custo total do Projeto é de R$ 1.132.408,62, sendo R$ 1.108.009,50 recursos do Programa de Programa de Eficiência Energética da Celesc/Aneel e R$ 21.700,00 de contrapartida do Município. “Temos uma equipe competente, que elabora bons projetos, e mais uma vez fomos selecionados no Programa de Eficiência Energética da Celesc/Eneel. Já estamos tendo economia com a iluminação pública em LED e agora com a construção da usina de energia solar para abastecer os prédios públicos, vamos economizar mais de R$ 140 mil por ano em conta de energia elétrica, recursos que serão investidos em outras áreas como na saúde e na agricultura”, observa o Prefeito de Itá, Jairo Sartoretto.

A ordem de serviço para a execução do projeto foi assinada no último dia 06 de dezembro, em Florianópolis. A engenheira da Prefeitura de Itá, Marta Sartoretto, representou o município no evento.

Assinatura

Para promover o uso consciente e eficiente de energia elétrica, a Celesc assinou as Ordens de Serviço para a execução de nove projetos de eficiência energética do total de 14, selecionados pela Chamada Pública de 2018, para compor o Programa de Eficiência Energética - PEE Celesc/Aneel 2020-2021.

As nove instituições que assinaram a ordem de serviço na Celesc, totalizam, juntas,  R$ 13,2 milhões e contemplam a eficientização energética dos sistemas de iluminação pública dos municípios de Araquari, Correia Pinto, Itapiranga, Rodeio e Santo Amaro da Imperatriz; de 24 prédios públicos no município de Itá; em 40 escolas municipais de Florianópolis e nos prédios das APAES de Blumenau e da Capital. Em Itá, Florianópolis e nas duas APAEs também serão instalados sistemas fotovoltaicos para geração de energia elétrica.