Educação: Itá vai iniciar em maio atividades a distância

Educação 20.04 13h30 Atividades vão abranger Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

Diante do cenário de suspensão das aulas pelo menos até o próximo dia 31 de maio, a Secretaria de Educação de Itá informa que adotará a modalidade de atividades à distância a partir do dia 04 de maio.

A decisão vem de acordo com as orientações de diversas entidades ligadas ao setor como Conselhos Federal, Estadual e Municipal de Educação, Ministério da Educação e Secretaria do Estado da Educação além do Colegiado de Educação da AMAUC.

Na quarta-feira, dia 22 de abril, os profissionais da educação que estavam de férias devido a pandemia do novo coronavírus estarão a disposição da secretaria para os encaminhamentos seguintes (com exceção dos estagiários e auxiliares de creche contratados).

Orientações

- A previsão para iniciar as atividades à distância é dia 04/05, abrangendo a Educação Infantil, Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

- A Creche Tio Ale permanecerá fechada e não terá atividades a distância.

- Nesse primeiro momento será seguido o material que a Educação itaense já vem trabalhando e que será entregue aos alunos.

- Será realizado um cronograma de horário das aulas e disponibilizado aos professores e alunos.

- Serão utilizados os grupos de whatsapp que estão sendo montados com cada turma para repassar as atividades que serão propostas. Quem não tiver acesso a essa ferramenta, será disponibilizada a entrega do material na escola.

- Além dos grupos de whatsapp, será disponibilizado um link no site da Prefeitura (www.ita.sc.gov.br) com atividades diferenciadas que será de opção dos pais e alunos utilizar ou não. Esse link terá cinco blocos: Creche, Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Educação Especial e Pais.

Esse é um momento de crise a nível mundial. Diante disso, a Secretaria de Educação está estudando, em conjunto com todas essas entidades, a melhor forma de lidar com as questões que dizem respeito ao ano letivo de 2020, sendo que muitas situações estão sendo definidas gradativamente.

A equipe pedagógica da Secretária de Educação e os professores já estão elaborando estratégias pedagógicas e didáticas condizentes com cada turma e suas necessidades, dando ênfase, neste momento, na continuidade do processo de ensino, mas sem causar prejuízo maior a aprendizagem e bem estar dos nossos alunos. Temos plena consciência de que nada substitui o vínculo professor/aluno, mas procuramos desenvolver  estratégias para que o ciclo não seja rompido até que possamos estar juntos novamente.

A todos os nossos alunos, pais e familiares, queremos afirmar o compromisso de toda equipe da educação do nosso município com o trabalho de seriedade e qualidade que sempre desenvolvemos.

Nesse momento, mais do que nunca precisamos da parceria entre família e escola para garantir estabilidade e confiança às nossas crianças e adolescentes.

Qualquer dúvida, a partir de quarta-feira, 22/04, todas as escolas estarão fazendo atendimento.