Atividades a distância na educação: Clique aqui e confira todos os detalhes

Educação 27.04 09h00 - Projeto Compartilhando o Saber inicia no mês de maio

Prezados Pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino do Município de Itá-SC

Para evitar a disseminação do coronavírus, as escolas da rede pública municipal de Itá terão regime especial de atividades não presenciais de forma emergencial, encaminhadas pelos professores através de aplicativos como watsapp ou outras mídias e também, disponíveis nas unidades escolares aos alunos que não possuem acesso à internet.

COMO VAI FUNCIONAR?

A iniciativa vai complementar as atividades pedagógicas em conformidade com o PPP – Projeto Político Pedagógico da Escola para 2020 para que o aluno não tenha interrompido o vínculo escolar. Nesse primeiro momento, organizamos as atividades até a data de paralização prevista em decreto 31/05/2020 e serão programadas e entregues de forma quinzenal.

O conteúdo curricular constante no material didático com o qual trabalhamos, bem como nas atividades educacionais complementares que serão encaminhadas para estudo em casa, foi reorganizado para atender as necessidades dos alunos em cada nível, etapa e modalidade da Educação Infantil, Fundamental I e II e Educação Especial.

Durante o período de atividades não presencias, o conteúdo educacional será encaminhado pelos professores através de mídias da internet: grupos de whatsapp, e-mail e outros quando disponíveis. Aos alunos que não possuem acesso a essas ferramentas, os pais ou responsáveis, deverão retirar o material na escola (atendendo em regime especial de trabalho) de acordo com o seguinte cronograma:

Educação Infantil Cantinho da Pedrita:

Jardins I –

Primeira Entrega - Terça feira, dia 28/04, das 07h às 19h, no refeitório do Colégio Valentin

Segunda Entrega - Terça feira, dia 12/05, das 07h às 19h, no refeitório do Colégio Valentin

Jardins II –

Primeira Entrega - Quarta feira, dia 29/04, das 07h às 19h, no refeitório do Colégio Valentin

Segunda Entrega - Quarta feira, dia 13/05, das 07h às 19h, no refeitório do Colégio Valentin

Jardins III –

Primeira Entrega - Quinta feira, dia 30/04, das 07h às 19h, no refeitório do Colégio Valentin

Segunda Entrega - Quinta feira, dia 14/05, das 07h às 19h, no refeitório do Colégio Valentin

Educação Infantil Linha União e Santa Cruz:

Jardim I, Jardim II e Jardim III –

Primeira Entrega - Quarta feira, dia 29/04, das 13h às 17h, na escola

Segunda Entrega - Quarta feira, dia 13/05, das 13h às 17h, na escola

Fundamental I ( Alunos do 1º ao 5º ano ) Escola Valentin Bernardi:

Primeira Entrega - Segunda feira, dia 04/05, das 07h às 19h, na escola

Segunda Entrega - Segunda feira, dia 18/05, das 07h às 19h, na escola

Fundamental I ( Alunos do 1º ao 5º ano ) Escola Santa Cruz:

Primeira Entrega - Segunda feira, dia 04/05, das 13h às 17h, na escola

Segunda Entrega - Segunda feira, dia 18/05, das 13h às 17h, na escola

Fundamental II ( Alunos do 6º ao 9º ano ) Escola Valentin Bernardi:

Primeira Entrega - Terça feira, dia 05/05, das 07h às 19h, na escola

Segunda Entrega - Terça feira, dia 19/05, das 07h às 19h, na escola

Fundamental II ( Alunos do 6º ao 9º ano ) Escola Santa Cruz:

Primeira Entrega - Terça feira, dia 05/05, das 13h às 17h, na escola

Segunda Entrega - Terça feira, dia 19/05, das 13h às 17h, na escola

ATENÇÃO

Os objetivos principais das atividades não presenciais que serão desenvolvidas durante esse período são:

1. Manter o contato com as turmas e pais através das redes sociais, aplicativos de mensagens ou outros dispositivos de comunicação;
  2. Organizar e encaminhar atividades complementares que reforcem a aprendizagem;
  3. Que os estudantes possam desenvolver as atividades de acordo com a orientação dos professores.

PAIS OU RESPONSÁVEIS

• Acompanhe a rotina de estudos do aluno;
  • Certifique-se de que está realizando as atividades;
  • Incentive o estudante a tirar dúvidas com os professores;
  • Brinque com as crianças de 0 a 5 anos, leia diariamente, conte histórias e converse.
  • Além das atividades propostas, a Secretaria de Educação fornecerá um link de propostas de atividades alternativas com fins de desenvolvimento cognitivo, motor e emocional para serem desenvolvidas, sem compromisso ou obrigatoriedade, porém, de extrema importância como complemento de ensino, separadas por grupo de ensino: Creche, Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Educação Especial e Pais.

ESTE TRABALHO É COLETIVO

O projeto é uma solução emergencial para este momento em que precisamos redobrar os cuidados. Professores, estudantes, pais e toda a comunidade escolar: contamos com vocês para juntos construirmos esse momento pela Educação.

DÚVIDAS

Caso o estudante tenha alguma dúvida ou não consiga realizar as atividades educacionais complementares, entre em contato com o professor através do watsapp. Ele orientará o processo de ensino aprendizagem durante esse período.

Os professores estarão disponíveis pelo whatsapp para explicações no mesmo turno em que os alunos estariam na escola, mas com um horário diferenciado, para que os pais também possam participar, caso necessário. No período matutino, das 9h às 13h e no período vespertino, das 15h às 19h.

As atividades terão início no dia 04 de maio de 2020.

Também haverá atendimento nas secretarias das escolas, em regime especial de trabalho, mas preferencialmente utilizem o atendimento via whatsapp ou por telefone.

Itá, SC 27 de Março de 2020.

Elaine Mirian Corbari Bondan

Secretária Municipal de Educação