Prefeitura de Itá apresenta o projeto “Vila Gerasul Mais Florida!”

Obras 26.05 12h30 - 224 árvores serão plantadas no Bairro após a conclusão das obras de asfaltamento

A Vila Gerasul, bairro que abriga toda a estrutura de educação municipal da cidade de Itá, está passando por uma grande transformação. Depois de receber a iluminação pública toda em LED, agora as principais ruas estão sendo asfaltadas e na sequência um novo e moderno projeto de arborização será implantado.

Nesta semana a Prefeitura de Itá apresentou o projeto “Vila Gerasul Mais Florida!”, com o objetivo de implantar a arborização em várias ruas do Bairro. No total serão plantadas 224 árvores de diversas espécies como Pitangueira, Cerejeira, Guabiju e Ipê- Branco.

“Cinco ruas do Bairro estão sendo asfaltadas e na sequência os novos passeios públicos serão construídos. Para a execução da obra foi necessário a retirada das árvores existentes e por isso foi elaborado esse projeto, que vai repor um número ainda maior de plantas, deixando a Vila Gerasul muito mais bonita e moderna”, explica a engenheira da Prefeitura de Itá, Marta Sartoretto.

Espécies

As espécies escolhidas seguem os padrões recomendados para a arborização de vias públicas em termos de porte, formato da copa, resistência a pragas e doenças, velocidade de crescimento, ausência de espinhos, princípios alérgicos ou tóxicos, frutos grandes e excesso de folhas.

Das 12 espécies que serão plantadas, 50% são nativas: Pitangueira, Cerejeira, Guabiju, Chuva-de-ouro, Quaresmeira e Olho de pomba e 16,6% são nativas de outras regiões do Brasil (Sibipiruna e Ipê-branco). Apenas 33,33 % das espécies selecionadas são exóticas para a fauna do Brasil (Canelinha, Jacarandá-mimoso, Extremosa e Braquiquito).

O projeto “Vila Gerasul Mais Florida!” também selecionou árvores importantes para a fauna, quatro espécies se destacam pelo potencial de atratividade de seus frutos (Pitangueira, Cerejeira, Guabiju e Olho de pomba).

O projeto foi desenvolvido pela equipe de arquitetura da AMAUC, Consórcio Lambari e engenharia da Prefeitura de Itá e parceiros.