EQUOTERAPIA: Uma terapia de Amor!!

Assistência Social 13.04 07h58 O Programa de Equoterapia de Itá voltou com força total!

Seguindo todos os protocolos sanitários necessários em virtude da pandemia para a segurança de nossos praticantes e equipe de trabalho.

• O que é Equoterapia? É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

• Os beneficiários diretos do Programa de Equoterapia são crianças e adolescentes com deficiência, mas também crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e/ou com necessidades de ordem comportamental. E em consequência de forma indireta seus familiares e responsáveis.

“O Projeto de Equoterapia é muito importante no nosso município, o qual tem objetivo de desenvolvimento pessoal dos beneficiários do projeto, trazendo um grande benefício a eles. O Projeto atualmente é subsidiado pelo FIA, e com uma parcela significativa de colaboração da administração com cedência dos profissionais capacitados e experientes na função desempenhada, transporte, lanche e todo material utilizado nos espaços de sala de espera e durante as sessões”, disse o Prefeito Municipal Clemor Battisti.