Novo projeto para a Educação Infantil objetiva estimular a aprendizagem e habilidades das crianças

Educação 08.10 11h00

O Projeto “Inteligência Emocional e o Monstro das Cores” foi implantado pela Psicóloga Kelly e a Psicopedagoga Vanessa no segundo semestre de 2021, em todas as escolas do município, abrangendo desde os alunos da educação infantil até as turmas finais do fundamental I. 

O objetivo do projeto é viabilizar uma ferramenta para que os professores consigam estimular a aprendizagem em sala de aula, através do conhecimento e da compreensão das emoções, possibilitando ao aluno a construção da autoconsciência, da autorregulação, da empatia e do desenvolvimento de habilidades sociais.     

O projeto é realizado em etapas, sendo que no primeiro momento foi feita a construção das ferramentas (monstro das cores) para todas as turmas, seguida da apresentação e capacitação dos professores para sua utilização. 

Os alunos participaram da contação da história “O monstro das cores”, baseada no livro de Anna Llenas e após, os professores começaram a utilizar as ferramentas na rotina diária da sala de aula, como por exemplo, na resolução de conflitos, quando necessitar de um feedback dos alunos, ou simplesmente para compreender os sentimentos que os alunos estão apresentando no dia. 

Pode-se ressaltar que cada escola do município está utilizando da criatividade para realizar o projeto, demonstrando suas características próprias, acrescentando atividades complementares para reforço da inteligência emocional nos nossos alunos.