Defesa Civil de Itá recebe prêmio do Programa SC Resiliente

Geral 14.10 15h30

No dia 7 de outubro, foi realizado o evento de premiação do Programa SC Resiliente organizado pela Defesa Civil de SC. O Programa visa fortalecer a resiliência dos municípios catarinenses, por meio de ações de redução de riscos de desastres, pautadas no incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.

Em tempos de agravamento e diversificação dos riscos e desastres, no contexto de comprovadas e imprevisíveis alterações climáticas, é fundamental ampliar os esforços no sentido de fortalecer o alcance de uma nova cultura de resiliência. Investir esforços em ações estruturais e não estruturais, em capacitações e em parcerias e financiamentos, com foco em Redução de Riscos e Desastres é uma tarefa urgente, além de estar em consonância com os preceitos da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, a qual prevê, tais atribuições, aos municípios e estados.

No ciclo 2020-2021 do Programa SC Resiliente, 87 municípios completaram o ciclo e foram certificados. Na Regional do Alto Uruguai Catarinense o município de Ipumirim ficou em 9º no estado e 1º na regional, com a classificação prata. Os municípios de Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Presidente Castello Branco e Xavantina conseguiram se destacar alcançando a classificação bronze. O alto desempenho dos municípios da regional do Alto Uruguai Catarinense garantiu a 1ª colocação para a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Alto Uruguai Catarinense recebendo a certificação ouro no programa e assim destacando o nome da região no cenário estadual.