VI Seminário Regional de Arquitetura e II Seminário Regional de Engenharia de Itá recebe profissionais de toda a região

Geral 26.10 10h15

Após dois anos sem a realização do evento em função da Pandemia, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Concórdia e da Microrregião (AECOM), juntamente com o Município de Itá promoveram a VI edição do Seminário de Arquitetura e a II edição do Seminário de Engenharia nos dias 20, 21 e 22 de outubro, com o tema: Energias Renováveis, Eficiência Energética e Sustentabilidade. O evento foi voltado aos profissionais e empresas da área privada e profissionais e gestores da área pública, bem como estudantes e demais interessados que atuam neste ramo.

De acordo com o Vice-Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Concórdia e Microrregião (AECOM), Engenheiro Civil Rodrigo Dhein, como organizadores do evento estão muito satisfeitos e o tema é muito relevante, principalmente em ano pandêmico, além disso, a escolha do local do seminário também é muito significativa, pois Itá tem um perfil de mudança energética sustentável e pode vir a se tornar um modelo para as demais cidades. A Engenheira da prefeitura de Itá, Marta Bender Sartoretto, afirma que o seminário nasceu com a intenção de preservar a arquitetura local,  “nos dias de hoje não incorporar na realização de qualquer obra ou projeto e no planejamento público o tema energias renováveis, eficiência energética e sustentabilidade não é mais aceitável, devido e escassez de recursos e o grave problema ambiental que enfrenta nosso Planeta”, comenta.

Segundo o prefeito Clemor Batistti, o Município de Itá já fez grandes avanços na área de Eficiência Energética e energias renováveis. “Também temos um caminho andado na área da Sustentabilidade, acabamos de receber a notícia que estamos no TOP 100 destinos sustentáveis do GREEN DESTINATIONS, e esses avanços só foram possíveis através de parcerias”. Além disso, o prefeito destaca que o evento nasceu com a missão de gerar conhecimentos para tornar Itá o município mais sustentável da América Latina.

O seminário teve início na tarde da quarta-feira, 20, com uma palestra no Centro de Divulgação Ambiental (CDA), e passeio guiado na Usina Hidrelétrica de Itá, assim como na Planta de geração fotovoltaica da Engie. A abertura oficial teve início às 19h, no hotel e-suites, com a presença do prefeito Clemor Batistti, o Vice-prefeito Moacir Sartoretto, o Secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, o Secretário Executivo de Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, a Coordenadora de Projetos Técnicos e Científicos e Gerência de Energia e Sustentabilidade, Helena Cristina Moreira Zanella, além de vereadores e lideranças da cidade.

A noite seguiu com apresentação da peça de teatro “Contos e Trajetórias de um Povo”, que abordou a história da cidade de Itá. O evento contou ainda com a palestra da Diretora de Inspetoria de Concórdia, Engenheira Daiana Mara Puntel, com o tema “A Sustentabilidade e o Papel do CREA”. Para abrilhantar o encontro, o Consultor Andreas Dohle, do BBW internacional fez a apresentação da “Wildpolsried - como uma pequena vila do interior da Alemanha se tornou uma referência internacional em sustentabilidade”.

Já na quinta-feira, o seminário teve início pela manhã com a palestra do Engenheiro Arthur Rangel Laureano, da Celesc, sobre o “programa de eficiência energética PEE- Celesc/Aneel, Marco Regulatório e o Futuro das Energias Renováveis em Santa Catarina”, e também a apresentação do Plano Ambiental Pacuera, pelo Ricardo Arcari. A tarde seguiu com a palestra “Energias Renováveis hoje, potencial e oportunidades para Santa Catarina”, apresentada pelo Secretário Executivo de Estado do Meio Ambiente, Engenheiro Leonardo Ferreira e Engenheira Helena Zanella, do Governo do Estado.

O encerramento do evento foi na sexta-feira, e contou com a palestra “Construções Sustentáveis” do Felipe Faria, da GBC Brasil e também a palestra “A Importância da Eficiência Energética no Combate à Crise” com o engenheiro Jhuan de Souza Oliveira, da Inerge. No período da tarde, foi realizada a reunião dos municípios integrantes do Programa DEL/FACISC, e a palestra técnica na casa da cultura seguida de visita guiada aos principais pontos turísticos de Itá.

O Seminário teve patrocínio do CREA-SC e demais parceiros. “Essa parceria com o Município de Itá e o CREA-SC, vem a agregar numa área que está em plena expansão e que está abrindo muitas oportunidades de trabalho para os profissionais da Engenharia e Arquitetura, tanto da área pública como privada”. Comenta a presidente da Aecom Jeniffer Tasca Margarinos.

Parceiros: Associação Cultura de Itá, DEL/FACISC (Programa de Desenvolvimento Local)/, Governo do Estado de SC, CELESC, GETTUR, BBW Internacional, GELNEX, Consórcio Itá, Engie, GBC-Brasil (Green Building Council Brasil), Inerge (Instituto Nacional de Energia Elétrica), CBSC (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), eSuites Itá Resort & Eventos by Atlantica, Itá Thermas Resort e Spa E Itá Park Hotel.