Saúde de Itá em ritmo acelerado

Saúde 09.02 11h00 - Várias melhorias garantem atendimento rápido e preciso

Em pouco mais de um mês, a saúde de Itá deu um salto. Centralização do atendimento, melhorias nos postos e a ampliação da farmácia básica foram algumas das ações desenvolvidas nesse início de trabalho. O resultado: um atendimento rápido e preciso.

A primeira ação da nova equipe da Secretaria de Saúde foi centralizar o atendimento na Unidade Básica de Saúde, do Bairro Natureza. Com isso, praticamente tudo o que o paciente necessita agora é realizado em um só local, desde a consulta, até a retirada de medicamentos e autorização de exames.

Falando em atendimento, outras mudanças também estão facilitando a vida de quem vai até a Unidade Básica de Saúde. Agora o itaense pode optar por agendar uma consulta (médica ou odontológica) ou se preferir é só ir até o Posto que também será atendido. Ainda, os exames de eletrocardiograma e preventivo estão sendo realizados todos os dias e sem a necessidade de agendamento.

“Com isso, aumentaram o número de consultas, tanto médicas quanto odontológicas. O modelo de atendimento da Unidade de Saúde foi modificado para melhor atender às necessidades e prioridades dos itaenses”, pontua a Secretária Municipal de Saúde, Joice Sartoretto Zotti.

Várias outras melhorias também estão sendo colocadas em prática. Antes apenas uma sala abrigava a fisioterapia, atualmente está sendo montada uma clinica mais estruturada e com mais equipamentos. Neste mesmo prédio vai funcionar o atendimento psicológico e da vigilância sanitária.

E tem mais. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) já está iniciando os grupos de trabalhos, como o Tabagismo, o Grupo de Apoio ao Obeso (GAO), Terapia de Crianças, Saúde Mental, Metamorfose e ARAL, sob a coordenação da Assistente Social da saúde. Nossa meta é a prevenção. “São inúmeras ações já desenvolvidas em 40 dias de trabalho. E tem muito mais a ser feito”, enfatiza a Secretária.

Atendimento centralizado

Em anexo a Unidade Básica de Saúde do Bairro Natureza, desde janeiro atende também a Secretaria da Saúde. Assim todo o atendimento fica centralizado. O paciente se consulta e se necessário já retira medicamentos, pega autorização para exames e faz o agendamento de consultas fora do município. Tudo em um só lugar. “Temos, em nosso quadro, profissionais capacitados, experientes e preparados para oferecer um bom atendimento aos nossos munícipes”, ressalta Joice.

Fisioterapia ampliada

No prédio que até o final do ano passado abrigava a Secretaria de Assistência Social, a Secretaria da Saúde está montando uma clínica de fisioterapia, com uma estrutura maior e mais equipamentos. Neste mesmo prédio vai funcionar o atendimento psicológico e da vigilância sanitária.

Postos do interior

Os Postos de Saúde do interior e da cidade também passaram por melhorias nesse início de ano, principalmente estruturais e de manutenção. Em Adolfo Konder e em Santa Cruz têm atendimento médico, odontológico e de técnicos todas as terças-feiras e quintas-feiras.

Informações para a população

As agentes de saúde estão sendo informadas constantemente sobre todas as modificações que vem sendo feitas, e assim vão repassar as informações a cada família itaense. “Por isso, é preciso que as agentes sejam atendidas com prontidão nas residências em que forem realizar as visitas, para que a população fique informada e para que a administração possa receber as informações vindas das famílias e, com isso, melhorar cada vez mais nosso sistema de trabalho”, explica Joice Sartoretto Zotti.

“A saúde não parou, está desde o dia 02 de janeiro em pleno funcionamento. Assumimos e ainda estamos com muitos profissionais em férias, por isso ainda não estamos com 100%  do nosso atendimento como queremos. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento a população itaense, mas isso não será possível de um dia para o outro, é necessário cautela e paciência. Há um aumento na demanda, em especial de exames, medicamentos e cirurgias represadas da administração passada. Estamos em um momento de adaptação, alguns funcionários foram substituídos e estão sendo capacitados para desempenhar suas funções e, principalmente, não deixar as pessoas sem resposta. Estamos fazendo um levantamento dos casos mais urgentes e por isso pedimos a compreensão das pessoas, para regularizarmos os atendimentos, entender bem o sistema e trabalhar da melhor forma possível para bem atender a todos”, explica ela.

Hospital São Pedro

Desde o dia 01 de fevereiro, a São Camilo - Regional Sul assumiu em definitivo a gestão do Hospital São Pedro de Itá e toda a parte de plantão. A entidade venceu o processo licitatório para gerenciar o Hospital aonde consta que deverá manter o funcionamento do hospital São Pedro, com atendimento através de plantão médico presencial, ativação e manutenção do centro cirúrgico/obstétrico, realização de exames laboratoriais, de radiologia, eletrocardiografia e hemoterapia, com funcionamento de 40 leitos, distribuídos nas clinicas médica, obstétrica, pediátrica e cirúrgica.

“A partir deste mês, o município inicia o repasse de R$ 159.277,00 mensais – que antes eram utilizados para o pagamento de exames, medicamentos e outros benefícios a população - para os Camilianos poderem prestar esse atendimento de excelência a nossa população. Mais o valor de R$ 26.906 para o aluguel do espaço. Esses pagamentos são custeados pelo município, com recurso próprio”, finaliza a Secretária de Saúde de itá, Joice Sartoretto Zotti.

Tags:

Saúde.