Secretaria de Saúde de Itá centraliza o atendimento

Saúde 10.01 08h00 Mudança atende uma reivindicação da população itaense

A Secretaria de Saúde do município de Itá promoveu algumas mudanças para melhorar o atendimento da população que procura o serviço público de saúde. A principal delas foi a centralização do atendimento na Unidade Básica de Saúde, do Bairro Natureza.

Agora praticamente todo o atendimento é realizado no local, desde a consulta, até a retirada de medicamentos e autorização de exames. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Joice Sartoretto Zotti, essa mudança atende um pedido da população.

“Até o final do ano passado, o paciente que ia se consultar na Unidade Básica de Saúde e lhe era receitado um medicamento ou um exame, precisava se dirigir até a Secretaria da Saúde, localizada em outro ponto da cidade, retirar uma autorização e depois voltar para o Posto para finalizar o atendimento. Agora tudo isso se faz em um lugar só”, explica Joice.

O novo modelo de atendimento iniciou nesta segunda-feira, dia 09, e além da centralização, outras novidades foram implantadas: agora os exames de eletrocardiograma e preventivo serão realizados todos os dias e sem a necessidade de agendamento. “Ainda, as pessoas serão atendidas por ordem de chegada, tanto para atendimento médico, odontológico ou de enfermagem”, acrescenta a Secretária.

Por enquanto, para quem necessita do transporte da saúde, o ponto de embarque continua sendo na antiga Secretaria da Saúde, mas em breve esse serviço também será transferido para a Unidade Básica de Saúde. “Estamos iniciando um trabalho e foram realizadas várias mudanças, principalmente na parte de gestão, tudo isso é para atender da melhor maneira possível todo o cidadão que procurar o serviço público de saúde”, pontua Joice.

Novos endereços

Para centralizar todo o atendimento, a Secretaria da Saúde foi transferida para o prédio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), localizado em anexo a Unidade Básica de Saúde. “Assim a parte administrativa da Secretaria da Saúde funciona no mesmo endereço da Unidade Básica de Saúde”, enfatiza a Secretária.

Já a Fisioterapia foi transferida para o prédio aonde abrigava a Secretaria de Assistência Social e o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) que agora passam a atender na antiga Secretaria da Saúde, ao lado do Hospital São Pedro.

Hospital São Pedro

A partir do mês de fevereiro, a São Camilo - Regional Sul assume em definitivo a gestão do Hospital São Pedro de Itá e toda a parte de plantão.

A entidade venceu o processo licitatório para gerenciar o Hospital aonde consta que deverá manter o funcionamento do hospital São Pedro, com atendimento através de plantão médico presencial, ativação e manutenção do centro cirúrgico/obstétrico, realização de exames laboratoriais, de radiologia, eletrocardiografia e hemoterapia, com funcionamento de 40 leitos, distribuídos nas clinicas médica, obstétrica, pediátrica e cirúrgica.

Além de Itá, a entidade administra oito Hospitais no Sul do país. Em santa Catarina são seis: Hospital São Francisco (Concórdia), Associação Beneficente Hospitalar (Peritiba), Hospital São Camilo (Ipumirim); Hospital São Bernardo (Quilombo) Hospital São Roque (Seara), Hospital Regional Helmut Nass, (Biguaçu), um no Rio Grande do Sul: Hospital Santa Terezinha (Encantado) e um no Paraná, o Centro de Saúde São Camilo (Ponta Grossa).

Tags:

Saúde.